30 truques para tornar a limpeza de casa mais rápida

Resultado de imagem para limpeza

Uma coisa é certa: é muito raro encontrarmos alguém que goste de perder um dia inteirinho para limpar a casa, até porque para deixar tudo organizado e brilhando é necessário tempo, paciência e dedicação, o que acaba complicando a vida das pessoas que trabalham fora de casa ou precisam cuidar das crianças. Porém, se você não tem um profissional que faça essa tarefa por você, chegou a hora de deixar a preguiça de lado, arregaçar as mangas e se jogar na limpeza, para assim evitar que os cômodos, móveis e itens usados no dia a dia fiquem sujos, manchados, opacos ou sem brilho.

Para te ajudar na faxina, separamos alguns truques fáceis que deixarão a casa limpinha em poucos minutos, e o melhor, você não irá precisar de produtos muito caros ou ir às compras, pois muitas vezes o problema pode se resolver até mesmo com ingredientes de cozinha, como cebola, limão, azeite, sal e vinagre, que além de serem práticos e econômicos, são também pouco nocivos ao meio ambiente.

Além disso, essas dicas são perfeitas para quem vai receber visitas de última hora e precisa deixar a casa tinindo rapidamente. Confira abaixo!

 

1. Eliminar a ferrugem

Para eliminar a ferrugem, aposte na metade de um limão com um pouco de sal – porque o ácido cítrico presente na fruta é muito poderoso na remoção. Na verdade, em casos “leves” de ferrugem, apenas o limão já dá conta do recado (se você esfregá-lo bem em cima da mancha). Para as situações mais críticas, coloque sobre a mancha o sal e limão, deixe agir de um dia para o outro e enxágue.

 

2. Torneira brilhando

Para garantir que sua torneira fique brilhando, parecendo como nova, você pode pegar um pedaço de pano ou uma toalha e embebê-la com vinagre, deixando bem molhada. Em seguida, basta enrolar o pano na torneira e deixar o vinagre agir por 40 minutos. É só tirar a toalha, passar uma aguinha e pronto, a torneira ficará num brilho só! Pasta de dente e óleos de bebê (aquele hidratantes) também são outros produtos que ajudam a dar um brilho rapidinho em torneiras.

3. Limpar puxadores de portas e móveis

Os puxadores de portas e móveis também merecem atenção, afinal é onde você coloca a mão diversas vezes durante o dia. A dica aqui é mergulhar uma escova de dentes em uma mistura de sabão com azeite, que ajudará a deixá-los brilhantes e limpos.

4. Limpar o forninho elétrico

Para deixar o forninho elétrico tinindo, faça uma pasta com bicarbonato de sódio, água e sabão e aplique em todos os seus lados. Depois, aguarde por até 20 minutos, lave os ferros e deixe-os secar naturalmente.

5. Limpar as persianas

Para limpar as persianas das janelas e portas de uma forma simples e prática, busque na cozinha pegadores de macarrão ou salada e embrulhe-os em um pano úmido. É uma forma perfeita de tirar poeiras e pequenas sujeiras entre o espaço apertadinho das parsianas. Faça movimentos leves.

6. Utilizar farinha para polir a pia

Para fazer o polimento da sua pia de um jeito fácil e barato: em primeiro lugar lave a cuba com bastante água e a seque com uma toalha. Depois, jogue uma quantidade razoável de farinha sobre toda a sua superfície, passe um pano para polir e retire o que sobrar.

7. Retirar manchas de móveis estofados

Uma ótima forma de retirar manchas de bebidas e molhos do sofá da sala ou qualquer outro tipo de móvel estofado é polvilhar a região com bicarbonato de sódio e aguardar por 20 minutos. Depois, retire todo o pó com uma escova e passe o aspirador de pó no restante, com cuidado.

8. Retirar o pó da tela da televisão

Para deixar a tela da sua televisão sempre limpinha, sem pó e sem nenhum risco, passe delicadamente um coador de café em toda a sua extremidade.

9. Limpar frigideiras e panelas

Para retirar facilmente os restos de comidas que grudam em panelas e frigideiras, coloque um pouco de sal e esfregue com a metade de uma batata crua. Depois de lavar e secar, unte com uma pequena quantidade de óleo e papel toalha e deixe no fogo baixo por 30 minutos.

10. Retirar manchas das louças

É muito comum que alguns alimentos coloridos deixem as louças e pratos com leves manchas. Para retirá-las e trazer a cor da louça de volta, aposte em uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água. Basta esfregar suavemente até a mancha se remover.

11. Limpar o moedor de café

Para eliminar a sujeira e o cheiro de um moedor de café, aposte em um punhado de arroz. Espere alguns minutos com os grãos lá dentro, retire-os e limpe como de costume.

12. Limpar a cúpula do abajur

Sabe aquele rolo adesivo super eficiente para retirar pelos das roupas que achamos facilmente em lojas do tipo 1,99? Utilize-o também para eliminar poeiras e pequenas sujeirinhas da cúpula do abajur.

13. Limpar o interior da máquina de lavar

Para retirar todo o acúmulo de sujeira do interior de uma máquina de lavar, utilize vinagre, bicarbonato de sódio e água. Fique atento ao limpar as laterais e detalhes como borrachas.

14. Lavar as janelas

Já imaginou limpar as janelas da sua casa com metade de uma cebola? Pois saiba que o alimento é ótimo para retirar sujeiras e trazer mais brilho aos vidros. E não precisa se preocupar, pois ela não deixa cheiro ruim no ambiente.

15. Limpar tábuas de madeira

Para limpar e eliminar cheiros da sua tábua de madeira, salpique um pouco de sal e esfregue metade de um limão por toda a sua extremidade. Além disso, essa dica fará também com que a tábua fique mais bonita e com aspecto renovado.

16. Limpar a boca do fogão

Para deixar as bocas do fogão limpas, brilhantes e sem manchas, prepare uma pasta com bicarbonato de sódio, algumas gotas de água oxigenada e água. Aplique-a sobre a sujeira e deixe agir por até dez minutos. Para finalizar, esfregue com uma esponja.

17. Limpar superfícies de granito

Se você tem qualquer superfície de granito em casa, como mesas, pias ou balcões, todo cuidado é pouco na hora da limpeza. Faça uma mistura com duas xícaras de água, ¼ de xícara de álcool e cinco gotas de sabonete líquido. Aplique por toda a superfície e depois seque com uma toalha delicadamente.

18. Deixar a banheira limpa e brilhante

Nada melhor do que um banheiro com aquela sensação de limpeza, né? Para deixar a sua banheira tinindo, encha com água quente e um pouquinho de cloro e deixe a mistura por lá durante a noite inteira.

19. Improvisar um esfregão

O esfregão é um ótimo item para ter em casa na hora da faxina. Se o seu já está velho, que tal inovar improvisando um novo feito com meias quentes? Elas ajudam a absorver a sujeira e são ótimas para eliminar poeiras.

20. Limpar taças de vinho

Para deixar suas taças de vinho perfeitas, limpas e brilhantes, lave-as com água misturada com poucas gotas de vinagre. Se preferir, outra boa opção é esfragá-las com sal e em seguida passar água, deixando elas secarem naturalmente.

21. Limpar carpete

Para eliminar manchas e sujeiras mais difíceis de sair, faça uma mistura de vinagre branco, bicarbonato e sal. Aplique a pasta sobre a mancha com uma escova, espere secar e depois escove novamente. O carpete fica renovado!

22. Limpar rejuntes dos azulejos

Para limpar o limo dos rejuntes dos azulejos nas paredes, aposte em uma mistura que leve água oxigenada 10 volumes e bicarbonato de sódio. Para auxiliar na remoção da sujeira, utilize uma escova de dentes ou esponja.

23. Limpar os banheiros

Por ser um dos cômodos que mais proliferam bactérias, o banheiro sem dúvidas deve ser limpo com muito cuidado e atenção. Para limpar as paredes, faça uma mistura de bicarbonato de sódio com água quente e passe-a com a ajuda de uma escova. Já para a limpeza da pia e vaso sanitário, utilize vinagre de maçã. Deixe-o de molho por algumas horas e enxágue com água para retirar todos os resíduos.

24. Limpar a geladeira

Limpar a geladeira também é muito importante, já que é lá que fica armazenada a comida da casa, e respingos ou sujeiras podem acabar contaminando os alimentos. Para evitar o problema, basta lavar muito bem com água morna e detergente, e depois passar um pano úmido com bicarbonato de sódio em toda a parte interna para ajudar a desinfetar.

25. Limpar armários

Para limpar o armário externa e internamente e retirar seu odor de mofo, esvazie ele inteiro e deixe uma bacia de vinagre branco dentro por uma noite inteira. Na manhã seguinte, passe um pano com o produto em todo o armário.

26. Limpar o interior do forno

Para deixar o interior do seu forno bem limpinho, prepare uma pasta com uma xícara de bicarbonato de sódio, água e uma colher de sabão, que fica com a consistência de uma massa de crepe. Passe a mistura por todo o forno e deixe agir por 15 minutos. Depois, limpe com um pano seco.

27. Limpar a porta do forno ou cooktop de vidro

Deixar o exterior do forno ou um cooktop de vidro limpo é tão importante quanto limpar seu interior, afinal a cozinha deve ser sempre um local bastante higienizado. Coloque bicarbonato de sódio e por cima deixe uma toalha úmida com um pouco de sabão. Deixe agir por 15 minutos e depois lave em movimentos circulares com a mesma toalha.

28. Higienizar o ferro de passar roupas

Para deixar o seu ferro de passar roupas limpo, higienizado e brilhante, utilize vinagre e bicarbonato de sódio. Esse misturinha fará com aquele aspecto queimado ou outro tipo de sujeira desapareça rapidamente.

29. Limpar as manchas de café das xícaras

Para retirar todas as manchas de café da sua xícara, basta esfregar as superfícies com cascas de frutas cítricas e sal.

30. Deixar as frigideiras limpas e brilhantes

Para deixar sua frigideira bem limpinha e brilhante, você irá precisar ferver um pouco de vinagre e depois limpá-la com bicarbonato de sódio.

O que achou? São técnicas simples, porém extremamente eficientes na hora de garantir uma boa e rápida limpeza em casa sem gastar muito dinheiro.